COMO TER FÉ

Observe essas palavras do Senhor Jesus – “Tende fé em Deus”{Marcos 11:22}

Tudo o que lemos na Palavra de Deus, tudo o que observamos e ouvimos sobre Deus e sobre seus feitos deve inspirar a nossa fé, da mesma forma como Jesus Procurou estimular a fé dos discípulos através da figueira sem fruto. Veja Marcos 11:12,14.

Se você prestar atenção, no seu espírito, ao que dizemos aqui, e se você ler a Palavra de Deus, você terá que reconhecer o Poder, a Grandeza e a Graça de Deus para com o homem ; e terá de reconhecer também que Deus não tem prazer algum em ver o homem nas trevas da ignorância e da mentira. Ora, Jesus veio para “destruir as Obras do diabo” { I João 3:8 } e quando, na cruz do calvário, exclamou – “Está consumado” João 19:30 , Ele Acabara de Fazer tudo o que era necessário, para remir o homem da mão do diabo e para restaurar-lhe a comunhão de Adão com Deus antes da queda do Jardim do Éden.

COMO TER FÉ

Para você poder saber o alcance e amplitude da obra Redentora de Jesus, observe comigo Isaías capítulo 53 considerando as duas primeiras palavras do capítulo:

“QUEM CRÊU…”?

Creu em que? Vejamos o que o Senhor JÁ FEZ para nós!

“…Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si” [Ver. 4].

“… Ele foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidade, o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos Sarados” [Ver.5].

“…O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós” [Ver.6].

“…Por causa da transgressão do meu povo foi Ele ferido”[Ver.8].

“…Com o seu conhecimento justificará a muitos porque as iniquidades deles levará sobre si” [Ver.11].

“…Levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores e pelos transgressores intercedeu” [Ver.12].

É fato que em Cristo, Deus já fez tudo para que você possa viver Vitoriosamente sobre o pecado e as suas conseqüências. Não é preciso você pedir somente a Ele que faça mais nada por você – TUDO ESTÁ PRONTO [Mateus 22:4]. Deus já fez tudo e somente espera que você participe das bodas. Nada podes fazer para adquirir o direito de gozar da Justiça de Deus, mas, na Graça de Deus podemos desfrutar de tudo pela fé. Observe o que diz o Apóstolo Paulo:

“JUSTIFICADOS, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo…Porque Cristo, quando nó éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios … Porque se nós quando inimigos fomos reconciliados com Deus mediante a Morte de Seu Filho, muito mais estando JÁ RECONCILIADOS, seremos salvos pela sua vida.” {Romanos 5:1,6,10].

O Apóstolo Paulo nos diz também:

“Aquele que não conheceu pecado Deus o fez pecado por nós; para que Nele fossemos feitos JUSTIÇA DE DEUS” [ II Coríntios 5:21].

O que quer dizer isso na prática? Isso quer dizer que, em Cristo, você se torna TUDO o que Deus requer que o homem seja para ter comunhão com Ele, em outras palavras, pela graça de Deus Pai, você recebe tudo o que você não tem nenhuma condição ou possibilidade de ser por você mesmo.

E é claro que você sabe que Satanás fará tudo para impedir que você creia nisso, Assim vamos dar-lhe a seguir uma pequena aula prática para você compreender como exercitar a sua Fé.

A FÉ PARA JUSTIÇA

Observe o seguinte texto bíblico sobre Abraão, “Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para JUSTIÇA” [Romanos 4:3].

…Abraão, esperando contra a esperança, creu para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito – “Assim será a tua descendência”. E sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o se próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos e a idade avançada de Sara, não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade, mas pela fé, se fortaleceu dando Glória a Deus, estando plenamente convicto de que Ele era poderoso para cumprir o que prometera. [Romanos 4:18,21].

Observe como isso funciona na prática:

1] “Abraão creu para vir a ser pai…”[Ver.18].

Você precisa entender que no momento em que você crê, você embarca numa viagem de Fé que somente termina quando você está de posse do resultado. Abraão “creu que viria a ser pai de Isaque”. Desde o momento em que você crê, você está de posse do resultado de sua Fé.

2] “Abraão creu segundo lhe fora dito” [Ver.18].

A base [ o Fundamento ] da sua Fé é SEMPRE o que Deus lhe diz. Abraão não creu num sonho ou numa idéia, ele creu em algo muito firme, , ele creu no que lhe fora dito por Deus. Quando você sabe que é Deus que lhe diz algo, você pode crêr naquilo confiadamente, pois o que Deus diz SEMPRE acontece. Como é importante ouvir o que Deus diz.

3] “Abraão não enfraqueceu na fé” [Ver.19], ele PERSEVEROU nela, sem se deixar abalar por aquilo que via ou por aquilo que sentia. Satanás tem um monstruoso binóculo [ aquele aparelho que aproxima de sua vista as coisas que estão distantes, uma espécie de lente de aumento], o qual ele coloca em você toda vez que resolve aceitar a Palavra de Deus. E é então, [ em razão da operação do binóculo de satanás] que você começa a enxergar as dificuldades, e satanás aumenta as razões pelas quais sua fé não dará certo. No caso de Abraão, Satanás mostrou-lhe a velhice se Sara e também a sua própria condição.

Mas apesar disso, Abraão não enfraqueceu na Fé. Não se deixou levar por aquilo que ele via em Sara, nem aquilo que sentia em si mesmo. A fé não tem nada a ver com as suas circunstâncias, meu irmão, ela só tem a ver com o que Deus diz:

4] “Abraão não duvidou da Promessa…por incredulidade mas…se fortaleceu, dando a Glória á Deus”. [Ver.20].

O melhor modo e fortalecer a sua fé é dar Glória a Deus por sua promessa. Se você não encher sua boca de promessa, agradecendo a Deus por ela e glorificando o Pai por aquilo que Ele lhe falou, Satanás lançara dúvidas em sua mente. Logo que você embarcar nessa viajem de fé, agradeça a Deus por aquilo que Ele JÁ LHE DEU, pois desde o momento que deus lhe falar algo, Aquela promessa DELE É, de fato, uma REALIDADE. Assim você pode agradecer a Deus por Ela, mesmo não a vendo, pois você já tem a substância no seu íntimo.

5] “Abraão estava plenamente convicto de que Deus era poderoso para cumprir o que prometera” [Ver.21].

A razão porque Abraão podia crêr com tanta perseverança no que Deus lhe dissera, era porque ele conhecia aquele que lhe fizera a promessa. Assim, se você deseja ter uma fé que não recua diante de obstáculo algum, cultive seu relacionamento íntimo com Deus. Vou contar-lhe a história do irmão Bernardo para ilustrar essa verdade:

“O Bernardo foi criado numa fazenda, de vez em quando, ele ia com sua mãe passear numa pequena cidade próxima para fazer compras. Num daqueles dias, ele com 10 anos e idade, se achava com o nariz apertado contra a vitrine de uma loja de brinquedos, quando ouviu uma voz cumprimentando sua mãe. Era um amigo e seu avô, mas continuou com toda a sua atenção voltada para os brinquedos. O homem era Multimilionário e ele lhe perguntou – Você gostaria de entrar na loja comigo, Bernardo? Sim, Senhor, por favor – eu respondi. Quando entramos na loja eu me senti como u rei, pois o pessoal da loja tudo fez para nos atender bem, e melhor ainda, eu ouvi aquele homem dizer – “Deem-lhe tudo o que quiser, eu pagarei”. Trouxeram-me brinquedos de todo tipo, mas eu os recusei todos. Então sua mãe deu-lhe uma sacudida bem firme e disse: “Fale com eles, Bernardo, diga o que você quer”. Deparei-me então com uma estante de vidro cheias de soldadinhos de chumbo. A moça da loja tirou os sete soldadinhos que indiquei e os colocou no balcão. Ofereceram-me muitas coisas mais, mas recusei a tudo. Finalmente o milionário jogou uma nota no balcão, a moça embrulhou os sete soldadinhos e saímos da loja. Eu e mamãe agrademos o presente e ele foi embora.

Então minha mãe bastante confusa com o meu comportamento, perguntou-me? “Bernardo, porque você não escolheu mais coisas? O que há com você? “Mamãe”- eu respondi: “Eu não conheço aquele homem o bastante para saber se ele realmente cumprirá o que me prometeu”.

Mas Abraão conhecia o seu Deus e sabia que “Ele era poderoso PARA CUMPRIR o que prometera”.

Passemos agora para o capítulo 11 de Hebreus, do qual quero alguns versículos. Observe:

“Ora, A FÉ É A CERTEZADAS COISAS QUE SE ESPERAM, a convicção de fatos que se não vêem. Pois pela Fé os antigos OBTIVERAM bom testemunho”[Ver.2]

E ABEL:

– “Ofereceu…mais excelente sacrifício”[Ver.4]

ENOQUE:

– “Obteve testemunho de haver agradado a Deus”[Ver.5]

E NOÉ:

– “Se tornou herdeiro da Justiça que vem da fé”[Ver.7]

E ABRAÃO:

– “Obedeceu”[Ver.8]

E SARA:

– “Recebeu poder para ser mãe”[Ver.11]

E MOISÉS:

– “Recusou ser chamado filho da filha de Faraó”[Ver.24]

Observe as palavras acima e medite mas coisas que eles RECEBERAM pela fé. Mas agora observe:

“Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando-nos de todo o peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o autor e Consumador da Fé, Jesus…Hebreus 12:1,2.

Há três lições importantes que quero que você entenda:

1-Não se deve dar atenção ás circunstâncias;

2- A fé somente dá resultados quando baseada na Verdade {Palavra} revelada;

3-Deve-se sempre perseverar sabendo-se que Aquele que fala é poderoso para cumprir o que diz.

Para concluirmos, quero considerar com você dois fatos relacionados com Jesus como o Autor e Consumador da fé e que são de suma importância:

“Tendo Jesus entrado em casa, aproximaram-se os cegos e JESUS lhes perguntou: “Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor”- Mateus 9:28.

A resposta dos cegos destaca um ponto de fundamental importância para a afetiva operação da fé, ou seja, o fato de Jesus ser o Senhor, enquanto você não e consientizar de que Jesus é, realmente, o Senhor, sendo todos os poderes e potestades subservientes a Ele, você não terá a fé necessária para resolver os seus problemas. Observe:

“Está é a palavra que Deus enviou aos Filhos de Israel, anunciando-lhes o Evangelho da Paz, por meio de Jesus Cristo. Este é o Senhor de todos” Atos 10:36.

“Há… um Só Deus…e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas e nós também por Ele” I Coríntios 8:6.

Se você não der ao Espírito Santo o devido lugar em sua vida, você jamais se conscientizará de que Jesus é o Senhor. Veja I Coríntios 12:3 e João l6:14, e se você entender que Jesus reina supremo sobre Tudo, como disse Raabe, ser-lhe-á impossível ter uma fé firme.

Em segundo lugar, observe o seguinte:

“Mas todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus ; a saber – aos que crêem em SEU NOME” – João 1:12.

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu um NOME que está acima de todo nome, para que AO NOME DE JESUS se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para Glória de Deus Pai”. – Felipenses 2:9, 10.

Quando você se aproxima de Deus e crê no NOME DE JESUS, TODOS OS PRINCIPADOS E POTESTADES do céu se dobram, pois é o NOME que está acima de todo nome [ que comanda toda a obediência e submissão}, ou seja, JESUS significa TUDO para você e dispensa TUDO o mais que você possa necessitar. Em qualquer circunstância JESUS lhe é suficiente.

Se a designação do Senhor mostra-nos, sobre tudo, Jesus com Deus, o nome de Jesus nos mostra o Homem Perfeito, aquele que venceu tudo, sem pecado – 0 seu representante no céu, a expressão viva de tudo o que você precisa ser, e portanto, é.

Quando você ora e exerce sua fé no nome de Jesus, você está afirmando que o Senhor Jesus já conquistou a Vitória para você sobre todo poder e potestade. Não há situação em que você possa se achar que fique fora ou além do poder de Cristo Jesus. Por sua infinita Graça, Ele lhe dá a plena vitória em toda a situação.

Finalmente Observe:

“Como podeis crêr, vós, os que aceitais a glória uns dos outros, e contudo não procurais a glória que vem do Deus Único?” [João 5:44]

NO AMOR DE JESUS

MINISTRO EVANGÉLICO

LUZZ ADONNAY.